Push notification: O que é e quais são as vantagens para anunciantes e marcas

A velocidade com que a tecnologia vêm mudando os hábitos no dia a dia das pessoas, faz com que as empresas inovem na forma de se comunicar com o seu consumidor. Anunciantes e marcas já estão vivendo uma realidade de que dados sócio-demográficos e transacionais, isoladamente, não conseguem refletir o perfil comportamental das pessoas. Identificar comportamentos e hábitos se torna fundamental para que as empresas busquem novas formas de entender, segmentar e ativar a sua comunicação com o consumidor.


Dentro dessas mudanças, o aumento no uso de smartphones permitiu que a comunicação por push notification fosse adotada por empresas em suas estratégias, já que seu engajamento apresenta um CTR (Click Through Rate) cada vez melhor, principalmente quando comparado aos outros canais disponíveis, como o e-mail marketing, por exemplo.


Neste post explicaremos o que é o push notification e quais são as vantagens para anunciantes e marcas que desejam realizar campanhas hipersegmentadas e com ótimo engajamento.



Afinal, o que é push notification?


Sabe aquelas notificações que você recebe dos aplicativos instalados no smartphone? Isso é um exemplo ativo de push notification.


O push é uma mensagem que aparece diretamente na tela do dispositivo. Sua estrutura possui:


  • Logotipo;

  • Título de 28 caracteres (Máx.) e;

  • Texto de 150 caracteres (Máx.);

  • Url de destino.



Normalmente é utilizado pelas empresas para comunicar promoções, produtos/serviços ou engajar usuários a utilizar um aplicativo. Lembrando que essas mensagens são enviadas sem a necessidade de solicitação do usuário, desde que ele permita nas configurações.

O push notification é usado principalmente para:

  • Divulgação de produtos e/ou serviços;

  • Promoção e/ou ofertas;

  • Retenção e/ou engajamento de usuários de Apps;

  • Melhorias na experiência do usuário.


Quais são as vantagens do push notification?


Por ser um ótimo recurso de marketing e mídia, o push gera uma oportunidade única de contato das empresas com os seus consumidores. Por meio de mensagens bem estruturadas, personalizadas ao perfil do usuário, é possível engajar, reter e aumentar consideravelmente as suas conversões. Dentre essas vantagens, estão:


1) Quem manda é o usuário


Diferente do SMS Marketing, no push notification o usuário do smartphone é quem tem controle total sobre a mensagem que vai receber. O que isso quer dizer? Ele pode a qualquer momento desativar e deixar de receber determinadas informações no dispositivo móvel.


2) Mensagem geolocalizada


Por ser uma comunicação direta com o usuário, o push permite que as empresas determinem o dia, horário e local que a mensagem será entregue. É possível usar dados de geolocalização para analisar, mapear e identificar clusters de usuários por locais frequentados.


3) Audiência ativa


Como a base ativa dos usuários vêm do uso de smartphones, o push não encontra os problemas comuns de outros meios de comunicação, como o spam ou hard bounce do e-mail marketing, já que seus status é atualizado em tempo real.


4) Conhecer o comportamento do consumidor


O push permite que as empresas conheçam melhor o comportamento do seu consumidor e compreendam mudanças causadas por impactos de suas campanhas. Anunciantes e marcas também podem identificar hábitos e tendências. É possível identificar o fluxo de pessoas por OD (Origem/Destino), dia da semana, hora do dia, modal, local de moradia e trabalho.



O que achou deste conteúdo sobre push? Tem alguma dúvida ou quer saber como usar esse recurso na sua empresa? Converse com a Hands e conheça todos os benefícios do recurso para suas campanhas.

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